18 de maio de 2007

A matinê da Divina Comédia

_____Um guia de final de semana anunciar um show que vai lotar de jovens, eu entendo. Fazer uma reportagem especial sobre o evento, também faz parte. Entretanto, comparar Grease com High School Musical passa do ponto. A chamada de capa do guia do Estadão de hoje é a seguinte: "A matinê de Grease. Sem a malícia do filme de John Travolta, High School Musical vai levar 65 mil crianças e adolescentes (e seus pais) ao Morumbi". Dentro, uma reportagem fraca, fechada por quase uma página comparando os dois filmes.

_____Grease pode ter seus problemas, só que HSM é malfeito, é ruim, extremamente ruim. As músicas podem até divertir, mas o filme é tão mal montado, com tantas falhas e com uma história tão fraca que não é possível suportá-lo. A comparação entre um filme e outro cabe tanto quanto comparar a Commedia, de Dante Alighieri, com o Diário de um mago, de Paulo Coelho, porque os dois falam sobre peregrinação e redenção. Credo!

_____Talvez não seja mesmo o trabalho de um jornal mostrar para um bando de fedelhecentes que o filme que está na moda e que eles idolatram é horrível. Talvez. Mas, isso não quer dizer que a reportagem de capa tem de fazer uma comparação estapafúrdia dessas. Concordo, plenamente, com uma blogueira que tenho começado a acompanhar: "livros inteligentes devem ser tratados com inteligência" quando trabalhados com os jovens. E, acrescento: livros ruins também devem ser tratados com inteligência. Assim como filmes. Se quem tem a oportunidade de fazer bons comentários sobre coisas ruins não aproveitar a deixa, a massa inculta é que não vai ter uma epifania para fazê-lo. Se fosse, o futebol aqui no Brasil já não teria mais tanta audiência.

_____Acho melhor não falar nada, nesta semana deve ter rolado uns baseados redação dO Estado de São Paulo. Os efeitos da maconha foram a única explicação que eu consigo encontrar para ler, no mesmo guia, uma crítica também elogiosa ao filme O hospedeiro, de Bong Joon-Ho, lançado nesta semana no Brasil. Não acredita em mim? Acha que eu estou mal-humorado e pegando muito pesado com esses dois filmes? Oras, vá até a locadora, alugue High School Musical e, depois, ao cinema para ver O hospedeiro e comprove que tenho razão em reclamar. Vá, pode apostar que você não VAI se arrepender.


__________

Postagem relacionada: "Manifesto pelos textos bem escritos".

Um comentário:

  1. Bons tempos em que musicais como "Fama" viravam série de TV, devido ao sucesso merecido.

    ResponderExcluir