19 de julho de 2007

Provas com blogs (parte I)

_____Dando início à série que anunciei ontem, vou transcrever algumas questões de provas que fiz com a postagem intitulada “Pequeno profeta”, publicada no blog Jesus, me chicoteia!, de Marco Aurélio Gois dos Santos.

*****

_____A postagem do JMC:

Pequeno profeta

Enquanto esperava o ônibus para iniciar mais um dia agradável e nada estressante, assisti a uma cena que me fez voltar aos tempos do Velho Testamento. Na calçada, um moleque aplicava uma gravata no pescoço de outro. O que sofria a tentativa de estrangulamento primeiro recorreu a mim:

— Tio, ele tá me matando.

Vendo que eu só dava risada, ele resolveu argumentar com o outro:

— Cê tá apertando meu pescoço. Pára.

E o outro apertando.

— Olha que Deus tá vendo...

O outro nem aí. Emputecido ao limite, o moleque apelou de vez:

— Ô, Deus. Mata ele pra mim.

É ou não é um típico profeta dos tempos da juventude de Javé? Só o que estragou é que o outro moleque parecia um agnóstico daqueles bem ranhetas: relaxou um pouco o apertão e, vendo que não havia sinal de raio que o fulminasse, retomou a tortura.

O mal do mundo é essa falta de fé na ira divina. (24/XI/2006, do blog Jesus me chicoteia!).

*****

_____As questões:

_____Em uma sala em que eu estava ensinando sobre as reformas religiosas e afins, o enunciado do exercício foi:

_____O texto acima foi publicado no blog Jesus, me chicoteia! (blog que, normalmente, reflete sobre religião, baseado na sátira). Após lê-lo com atenção, responda as questões que se seguem:

a) O autor do texto termina sua crônica afirmando que “O mal do mundo é essa falta de fé na ira divina.”. Qual a religião protestante que tem a como seu ponto chave para a salvação humana? Justifique sua resposta, explicando um pouco mais sobre as principais características dessa religião.

b) O surgimento das religiões protestantes foi um claro sinal do enfraquecimento da Igreja Católica Apostólica Romana no século XVI e, talvez, parte do princípio do enfraquecimento das instituições religiosas e da fé no mundo contemporâneo. Tal declínio das instituições religiosas e da fé permite que hoje exista e faça sucesso um blog que tem como tema principal o escárnio reflexivo da religião. Cite e explique alguns fatores que contribuíram para o enfraquecimento da Igreja na Idade Moderna (1453-1789) e utilize parte da crônica “Pequeno profeta” para apresentar (e justificar) um motivo para a falta de fé nos dias atuais.

_____Em outra sala, em que eu estava trabalhando com História do Brasil republicano, após o texto introdutório do Marco Aurélio, fiz as seguintes perguntas:

a) Qual das personagens do texto acima (o narrador, Deus, o estrangulador ou o estrangulado) pode ser vista como populista? Justifique sua resposta.

b) O garoto estrangulado do texto, ao não agüentar mais o abuso, clama pela ira divina. No Brasil, graças aos abusos cometidos pelos governantes da época do “café com leite”, alguns movimentos de oposição ao governo foram aos poucos ganhando forças; o principal deles foi o tenentismo. Explique-o e relate se o resultado final dos movimentos tenentistas foram os mesmos obtidos pelo garoto que pediu a ajuda de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário