16 de setembro de 2007

Viagens musicais

_____O Alexandre Inagaki, do Pensar enlouquece, subverteu um meme sobre cinco músicas para ouvir viajando turisticamente, para um meme sobre músicas para viajar maionesicamente (palavras do Inagaki, não briguem comigo), mais precisamente “trilhas sonoras para fechar os olhos e se deixar levar pelo poder hipnótico que boas composições e arranjos possuem”. Como ele deixou a brincadeira em aberto para quem tivesse vontade de participar, resolvi subverter a subversão do Inagaki e aproveitar meus conhecimentos como dançarino de dança de salão para enumerar cinco músicas que me fazem viajar enquanto danço.

*****

1) Jackie Wilson – “Lonely Teardrops

_____O meu ritmo preferido para se dançar (e, também, para escutar sem dançar) é o swing. Lonely Teardrops” é forte, bem marcada e com ótimas paradas da música para que os dançarinos possam trabalhar com poses. Uma viagem certa. (Ainda deixo como extra a gafe do apresentador cumprimentando o Jackie Wilson no início do clip e todo o jeito estranho do cantor);

2) Smash Mouth – “I’m a Believer

_____I’m a believer” é a mais passional das minhas cinco escolhas, pois não só é um swing (ritmo que eu já disse que adoro), como, também, é a música minha e da minha namorada como casal. Não há como eu dançá-la sem ficar viajando e pensando nela. (Sem contar que ainda fez parte da trilha sonora do ótimo Shrek);

3) Tribalistas – “Velha infância

_____Bolero é a música lenta por excelência. São aquelas músicas lentinhas, românticas em que o objetivo principal ao dançar é, de longe, dançar bem juntinho. Facílimo de se viajar. Entre os boleros, um dos que mais me faz viajar enquanto danço é, sem dúvida, a “Velha infância”, dos Tribalistas;

4) Max Gonzaga – “Marginal

_____São maravilhosas para se viajar músicas andróginas como “Marginal” em que os dançarinos podem escolher, em diversos momentos da música, entre dançar samba de gafieira ou um bolero. A mistura de duas danças tão diversas faz com que qualquer cavalheiro consiga fazer sua dama viajar, completamente perdida. (De todas as músicas que selecionei, “Marginal” é a única que eu não consegui um vídeo do You Tube, entretanto, fica disponibilizado aqui o arquivo da música em mp3 – diga-se de passagem, todo o ótimo disco do Max Gonzaga está disponível em mp3 no site dele, aproveitem);

5) Chico Buarque e Ney Matogrosso – “Até o fim

_____O Chico Buarque é autor de diversos sambas maravilhosos. Dançar samba de gafieira com uma música divertida e inteligente como “Até o fim” é caminho certo para qualquer viagem.

*****

_____Como é de praxe em um meme, escolho para, se quiserem, continuarem a brincadeira a Liliana e a Lulu, pois adoro quando elas respondem esse tipo de brincadeira, minha nova amiga Dai, o James, pois o gosto musical dele é fantástico e, por fim, o Cardoso, para dar um apoio à nova empreitada dele (um blog só de memes).

Nenhum comentário:

Postar um comentário