6 de outubro de 2007

Provas com blogs (parte IV) - atualizado

_____Após os bons comentários que recebi por causa do meu artigo sobre o “Dia mundial sem carro”, resolvi publicar mais algumas questões da série “Provas com blogs” (se você ainda não conhece a série, comece pela introdução e leia as partes I, II e III também). O blog do qual peguei os textos que me auxiliaram na produção das questões é o apocalipse motorizado. Vamos às questões.

*****

_____Em uma sala em que eu estava falando sobre o mundo contemporâneo, dei as seguintes questões:

_____O blog :. apocalipse motorizado, que fala sobre o uso abusivo dos automóveis no mundo atual, publicou as seguintes frases: “Como sabemos, os automóveis (e seus motoristas) paulistanos são responsáveis pela morte de 1500 pessoas por ano diretamente em acidentes de trânsito. Isso para não falar nas vítimas indiretas do sedentarismo, da poluição, do estresse e da baixa qualidade de vida.”; “No Brasil, a indústria automobilística conta com incentivos fiscais generosos. Já o subsídio ao transporte público (comum em todo o Primeiro Mundo) é parco e chega até a ser questionado pelos governantes (como no caso da cidade de São Paulo).”; “Chevrolet, Ford, Volkswagen, Fiat, Renault, Toyota, BMW, Mercedes, Audi e demais fabricantes de automóveis são os grandes responsáveis pelo ‘trânsito parado’ na cidade. Mas eles não estão satisfeitos, afinal o apetite do automóvel por espaço é insaciável e o lucro é o grande motor das corporações.” e “Petróleo, capitalismo e guerra são parceiros desde que existem.”.

a) Utilizando as citações acima, explique o que é capitalismo.

b) As frases citadas têm alguma relação com a Revolução Industrial? Justifique sua resposta.

_____Na aula seguinte, após fazer a correção com os alunos, eu propus a seguinte questão:

_____Explique a frase “Petróleo, capitalismo e guerra são parceiros desde que existem.”.

_____O resultado foi bastante positivo.


(atualização) P.S.: O apocalipse motorizado mudou de endereço, o novo é apocalipsemotorizado.net. Ficam aqui meus desejos de boa sorte para o Luddista (o autor) com a nova morada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário