26 de novembro de 2007

Propagandas e mentiras

_____Para quem não sabe, Anne Frank foi uma garota judia que, entre 1942 e 1944, ficou escondida do exército nazista em uma casa, com sua família e alguns conhecidos. Tendo muito pouco o que fazer trancada durante tanto tempo, Anne escreveu um diário interessantíssimo. Quem já leu o Diário de Anne Frank, deve se lembrar que a cada dia que ela relatava o que estava acontecendo no seu cotidiano, ela acabava por escrever bastante. Porém, existem algumas exceções. No dia 18 de março de 1943, ela pegou seu diário (no qual ela escrevia como se trocasse cartas com uma garota chamada Kitty) para escrever simplesmente “Minha querida Kitty, a Turquia entrou na guerra. Grande empolgação. Esperamos ansiosamente os noticiários pelo rádio.”.

_____Lindo. Qualquer um escondido do exército alemão ficaria feliz de imaginar mais um país a lutar contra os nazistas. Porém, no dia seguinte, Anne pega seu diário novamente e começa escrevendo o seguinte:

Querida Kitty,

_____Em menos de uma hora, a alegria foi substituída pela decepção. A Turquia ainda não entrou na guerra. Foi somente um ministro falando que a Turquia abandonaria sua neutralidade dentro de pouco tempo. O vendedor de jornais da praça Dam gritava “A Turquia entra ao lado da Inglaterra!”, e os jornais eram arrancados de suas mãos. Foi assim que ouvimos falar daquele boato animador.

_____Algum publicitário porco ou sanguessuga do tipo pode ter achado a iniciativa do vendedor de jornais para conseguir vender mais bem interessante, porém, para ser sincero, manipular assim a vida humana e o sentimento das pessoas para mim nada mais é do que a mais escrota das atitudes.

_____Por isso, aproveito a propaganda do novo Ford EcoSport e o texto da Anne Frank para lembrar o quanto é fácil ser enganado pela publicidade e o quanto é infinitamente nojento quem faz algo do tipo. “No meu mundo... fumaça é algodão”... Ah, vai, poupe-me!
ecosport_lie_buy

Nenhum comentário:

Postar um comentário